Ao som de "wear sunscreen". Boa noite.
(I know you have been hurt but I will be waiting to be there for you, and I'll be helping you out, wheneeever I can)
Galera, eu devo dizer uma coisa que está me atormentando incansavelmente, algo que tem me incomodado muito nos últimos trinta segundos: eu esqueci completamente o que ia dizer. Era simplesmente um assunto ótimo pra se tratar nesse canto cheio de coisas sem sentido, mas mesmo que eu esteja escrevendo aqui nesse momento nao consigo me livrar da sensação de frustração por ter esquecido de assunto tão conveniente para essa sexta feira santa. Aliás, eu pensei um pouco sobre a completa falta de sentido da mudança de data da morte de Jesus. Que fique registrado que eu tenho Deus como o brother mais brother de todos. O cara pra quem eu entreguei minha vida, minha sorte, e por aí vai. Enfim, ele morreu em um dia só, certo? Porque então todo ano muda, e de acordo com o carnaval?? Mas eu vi no jornal que é de acordo com o calendário solar... e mesmo assim não lembrei o que ia falar. Fuck. Tenho que escrever um relatório mas é pra Maio, relaxa. (precisava escrever isso antes que bloqueasse todo o meu pensamento)
Ahhhhhhh.
A honra!
É obvio.
Enfim. A honra.
As vezes quando penso na honra tenho a impressao de estar falando em alguma língua morta, como o sânscrito (é legal falar sânscrito em voz alta. Soa muito tradicional e difícil.) ou o latim. O que é, afinal, essa palavra que sempre significou tanto para a história mundial e, a não ser por uma pequena porção do povo oriental, perdeu sua importância para a esperteza e a malandragem? Porque deixamos ela escorrer por entre os dedos da sociedade que se diz tão moderna e, por conseguinte, melhor?Na verdade, eu não tenho uma teoria sobre a diluição da honra. Mas é um fato para o qual eu gostaria de chamar muito a sua atenção, querido e paciente acompanhante dos meus delírios. A honra, segundo o dicionário do gúrgo (=google) significa "sentimento de nossa dignidade moral". Ok. E o que É a honra?
Na guerra, a honra significa morrer pelo seu país (de preferencia nao com uma bala na bunda). Nas européias, era manter-se firme e de pé enquanto o inimigo avançava malhando de tiros a tropa que esperava acabar a munição do rival para que então pudesse abrir fogo. Já na segunda guerra, acho que foi meio que o start pra coisa começar a desandar. Pra nós, ocidentais, porque até o fim da segunda guerra os japoneses (os famosos kamikaze) faziam tudo (MESMO) pelo seu país, o que eu considero extremamente admirável. Eu disse que a coisa desandou porque foi um tal de trincheiras, e de começar a rastejar pra desviar dos ataques inimigos que tornou a guerra uma situação de "soldado esperto". E a honra? Onde ficava?
Ser honrado é uma coisa muito complicada. Mesmo agora nessa digressão não consigo encontrar uma definição boa pra uma pessoa honrada. Acho que é a pessoa que conquistou seu respeito, que agiu desde sempre com seus princípios, que não se corrompeu em favor de algo maior. Mas aí eu penso: o que é "algo maior"? E se fosse um bem mundial, que valesse a 'perda da dignidade'. Aí acho que não seria perda da dignidade. Pelo contrário, corromper a própria dignidade em prol de algo absolutamente altruísta não é indigno. É... honroso.
Arriscar-se em favor do outro, ou de algo que 'lave' a reputação de sua família, amigo, país ou sua própria. Seguir seus princípios e, principalmente, seu coração. Buscar seus sonhos e lutar pelos seus ideais. Mesmo que, in the end of the day, voce não receba medalhas nem privilégios.