a terrível banalização do "eu te amo"

Convenhamos. Algo que acontece com razoavel frequencia é aquela pessoa que voce conhece na internet, ou conhece, mas nunca sequer dirige a palavra. De repente vcs já dizem "eu te amo".

Uma pequena e singela digressão sobre o "eu te amo".


Ando chateada com essa coisa de ficarem dizendo eu te amo pra cá, eu te amo pra lá. O amor é algo a ser sentido. Muito mais sentido do que expressado. As vezes voce ama alguem mais do que pode explicar. E vc diz eu te amo. Mas na verdade, o que REALMENTE significa "eu te amo"?

Se voce diz "eu te amo" à sua mãe... tudo bem, ela eh a sua mãe. Voce e ela têm um vínculo até cientificamente comprovado, oras. Agora, o que não dá pra aguentar é aquela garota que voce viu três vezes no shopping, que é amiga-da amiga-da amiga-da amiga, e a tal já chega te abraçando e dizendo "aih, MIGUXA! (e que dialeto...retardado é esse do X, hein?! assunto pra outro post.) eu TE AMO!!!"argh. Não há nada pior.

Voce fica com o cara por duas semanas e já o liga esperando uma atenciosa conversa, bem melosa do tipo "ah, nao, vc desliga primeiro"; "eu? voce desliga primeiro!!" (discussoes desse tipo que não duram menos de 20 minutos) , olha feio pras amigas que ele conhece há 15 anos (lésbicas, de preferencia), agarra-o toda hora que o vê, fica o beijando até ele ter 80% da região facial dormente e, é claro, não esquece do biquinho típico (aquela manha que: uma vez é bonitinho, duas é engraçadinho. Agora DEZ por DIA beira o limite do INSUPORTÁVEL, fala sério.) a cada vez que ele esquece de abrir a porta do carro pra voce. Sinceramente, não entendo porque voces garotas que cometem esse tipo de delito 5 vezes por semana choram tanto quando sentem na pele o resultado: voce o cara fazem um negócio: voce entra com a bunda, ele entra com o PÉ. Enfim.

Acredito que o amor virou um sentimento muito falado e nada sentido. Hoje amar alguém se tornou muito fácil. Até porque os sentimentos, de maneira geral, se superficializaram e se fragmentarizaram muito. Antes era amor, paixão ou amizade. Hoje uma atraçãozinha de nada já é amor; existe a química sem amor, química com amor, a própria atração física, e uma infinidade de variantes, que no fim são a mesma coisa, em diferentes níveis, dependendo de diferentes pontos de vista. Entende?!

Vamos ao amor. Sei lá. Muita gente diz que já amou, que ama, que nunca amou, que nunca quer amar, que amor é pura idealização, que o amor existe mesmo, que amor na mídia é marketing... Eu, EU, acredito que ele esteja aí. Não sei como é; com o que se parece; se já amei e nem sabia. Agora, desculpem, mas quem não acredita no amor é baranga que levou 5 pés na bunda de 5 barangos e não tem o menor respeito por si mesma. Aí é falta de um amor, que pra mim é o mais importante: o amor próprio. Não sou um exemplo de quem se ama fundamentalmente, mas tenho pelo menos respeito por mim mesma. E ISSO SIM, EU NAO ACEITO QUE DISCORDEM. Se respeitar é fundamental. É básico. Enfim. Gostaria de pronunciar, antes do encerramento, um ODE aos homens românticos de todo esse mundo. Conheço um ou outro (essa é pra voce, fe.), e devo dizer que é um em um milhão. Coisas básicas como cavalheirismo, gentileza, delicadeza, bons modos e toda a magia e mistério que envolve pelo menos o início do amor estão se perdendo nas baladas; no machismo de pensar que "homem tem que ficar com mais de uma pq é necessidade masculina". (PELO-AMOR-DE-DEUS nao diga uma coisa dessas perto de mim, se vc ainda preza os proprios dentes).

Amor, amor, amor. Esse sentimento tão bonito, que de repente virou testimonial de orkut. Que de repente virou três palavras idiotas, que dependendo da continuidade da frase é gramaticamente errada. Que de repente ninguém mais se importa, ainda que diga que quer encontrar. Que de repente é coisa de meses, semanas, dias. Que agora, dizer que sente já não se sabe mais se ama mesmo ou se...só disse que ama. De repente, e como diria o meu amiguinho Vinicius de Moraes, não mais que...de repente.

3 comentários:

Anônimo disse...

Uma jornalista nata! =]


=*
Ass: Felipe

Anônimo disse...

O mundo corrido de hoje em dia, do aqui e agora, sociedade consumista.. gosta das coisas girando, sem perder tempo.

"O tempo não para e a gente ainda passa correndo!" (Cazuza)

O amor não ficaria isento (escrevi certo?) disso..

Muitas ficadas, muitos "romances" e nada profundo, porém com o "eu te amo" presente. Trocar de parceiro é como trocar de tênis.. Lamentável..

Frases como "A Fila não anda, voa", mostram o caminho do amor.. isso é, se ele ainda existe..

monyza disse...

Amor existe para amigos , amigas ... e para mae paii .. são diferentess! soh