pseudoserviçodeutilidadepública

Blog é terapêutico. É só eu estar com uma raivinha de qualquer coisa e não sei em quem descontar... que o blog aparece convidativo, dizendo para você clicar no “nova postagem”, para que você possa por a boca no trombone em quem ou o que quer que seja. Minha raivinha de hoje é de caminhões.

Há pouco tempo comecei a dirigir “pra valer” (quando se passa do estágio de ir até a esquina e voltar) e, da minha casa, para onde quer que se olhe, há a Dom Pedro enlouquecida esperando por mim. E dirigindo por essa loucura de rodovia me deparei desde o começo com os caminhões: aqueles bichões enormes carregados de sei La o que na faixa da esquerda, ultrapassando e ate mesmo costurando a pista a 120km/h. Quanto ao resto de pobres carros que são fácilmente esmagados e quase nunca vistos, só resta rezar. E comecei a pensar em todos os países normais (há, o Brasil não se inclui nessa lista nunca. A começar pelo Presidente... enfim) que utilizam meios de transporte como trens de carga, aviões, navios, o raio que o parta: suas estradas são mais utilizáveis, não há tantos acidentes de madrugada (porque os caminhoneiros, além de entregarem contêineres, são super-heróis e conseguem dirigir durante noites inteiras sem sequer piscar), não há tanto consumo de borracha e diesel que prejudicam o meio ambiente e muitas vezes as encomendas chegam mais rápido e menos prejudicadas.

Agora eu pergunto: PORQUE o Brasil usa tão massivamente o transporte rodoviário? Lembremos do governo do... JK? Não tenho certeza. Foi nosso estimadíssimo ex-presidente que começou tudo. E agora as empresas fabricantes de pneus, óleo diesel, material para recapeamento de estradas (porque de tanto esses merdas passarem abrem-se pequenas crateras nas estradas e estou falando apenas das melhores rodovias do país, Bandeirantes, Dom Pedro e etc), caminhões, e etc não vão abrir Mao do lucro imenso que significa predominar como transporte de carga no país. E enquanto eles lucram a valer, nós usuários de estradas diariamente só podemos esperar que aquela mulinha do nosso presidente pense de verdade no “seu povo” e, sei lá, resolva fazer uma pequena mudancinha. Não estou pedindo para extinguirem os caminhões (apesar de que isso seria... perfeito): é preciso que seja feito um investimento em transporte bom e que não dê tanto prejuízo como o rodoviário. No mínimo, começar fiscalizando os motoristas para que eles parem de fazer gracinhas, tipo apostar corrida e fechar os motoristas, porque afinal não há nada mais engraçado.

Pelo amor de Deus eu não posso ser a ÚNICA pessoa que pensou nisso.

0 comentários: