Quem inventou a escola?


Afinal, qual é a importancia da escola? Ontem eu comentava que a educação é a "fórmula do sucesso" de qualquer país que queira crescer e se desenvolver. Todavia, é num sentido mais restrito que eu quero falar sobre ela, a educação; mais precisamente, a escola. Todo mundo que nasce - e infelizmente aqui no Brasil depende de que classe social voce escolhe para avaliar - vai para a escola. Normalmente, as crianças começam a ir à escola aos 3, 4 anos; e lá comem seus sanduíches preparados por suas mães com todo zelo do mundo, pintam, desenham, brincam, infernizam a vida de suas professoras e é nessa fase que se entra em contato com as primeiras pessoas "diferentes". Com costumes diferentes, experiencias diferentes, de cidades diferentes, até. Acredito ser de suma importancia uma criança ir à escola. Pois é nela em que se tem os mais importantes laços de amizade que se vai ter pelo resto de sua vida. É nela que se aprende a respeitar horarios, os mais velhos, seus amigos e inimigos, também. Quem nunca teve aquele rival que chutou sua canela no jogo de futebol de areia? Ai, que raiva.
É na escola também que, normalmente, e esse foi o meu caso, se apaixona pela primeira vez. Aquele garoto mais velho, popular, que quando passa metade da escola (e a outra metade constitui os amigos do popular e os outros garotos do colégio, que sonham em ser iguais a ele) pára só para vê-lo passar...Ai...ai...como ele é liiindo.... Enfim. Na escola, se formam as amizades, inimizades, paixoes e despaixoes, e onde, por acaso, também se estuda. Acredito que a escola seja uma preparação para aquele mundo de oportunidades, que rapidamente pode se tornar cruel, que eu falei ontem. Porque lá se encontram os mais variados tipos de pessoas, culturas e afins; nada muito diferente do que se encontra quando se sai pelo mundo contando com a propria sorte. É claro, que em maior tamanho e, proporcionalmente, com maiores problemas.
Voltando à escola. Lá, se aprende, com os professores (professores...ah, que profissao mais linda a de ensinar o que se sabe.) tudo o que se pode saber. Cultura útil, inútil e piadas sem-graça.
A hora da entrada, que delícia. As caras de sono e o cabelo mal-arrumado não têm espaço quando se encontra aqueles amigos que não se via há algum tempo, na empolgação do primeiro dia de aula. Tudo (ou quase tudo) é novo, é fresco, é bom. Novos amigos, novos professores, novo conhecimento que chega, quentinho. Hmmmm!! Na hora do intervalo, aquele cheeeiro da cantina, a inconfundivel cantina, onde rolam as conversas, as risadas, as brincadeiras.
É triste saber que amanha, será o começo do meu fim. Meu último primeiro dia de aula no colégio. Porque os professores novos só serão novos amanha; e na terça feira tudo volta a entediante rotina de já se conhecer tudo. Que aqueles corredores, impregnados com história minha e das minhas companheiras, já não serão mais "meus" daqui a...uns 200 dias. Bem, ainda tenho tempo. Enfim.
A junção de tudo isso faz com que a escola, o lugar onde se passa a maior parte do tempo de seus dias "normais", seja uma parcela muito importante das nossas vidas. Onde se parte para tudo. Sucessos, não-sucessos, amores, trabalho, vagabundagem.... é dali, daquelas paredes e daquelas janelas por onde se espia na entediante aula de matemática, que se parte para a vida. Ah....a vida.

Muuuitos pensamentos absurdos pra vc, tb.


M.C.F.

4 comentários:

C disse...

uoou, você é ótima.
Ainda tenho dois primeiros dias de aula. Espero que eu possa desfrutar de todos os dias entediantes naquela escola enorme.

Unknown disse...

droga eu perguntei quem inventou a escola ...e nao como é a escola isso eu ja to cansada de saber .... affe belo site

Unknown disse...

aff..perguntei qm inventou a escola o nome do cara
em q idade
em q
dia.mes ano
e u porquee

Anônimo disse...

quem inventou a escola foi um grande burrrro