Ser diferente, é normal?


Um dia desses eu estava no shopping, sozinha. Minhas amigas marcaram e desmarcaram quando eu já tinha chegado. Como não vejo problemas em ficar sozinha, comecei entao, a andar pelo shopping, desfrutando da minha companhia, e de mais ninguem. E me pus a observar.. simplesmente observar. As garotinhas de 12 a 15 anos, com suas botas khelf - ou seja lá como se escreve essa marca -, suas mini-saias absurdamente minis (que escondem um corpo que nem bem foi formado!), seus cabelos escovados, delineador que orna os olhos e blusas decotaDÍSSIMAS, com notas baixíssimas no boletim, falando palavroes e se orgulhando disso, gritando pelo shopping...enfim, verdadeiras "causadoras", q tiram fotos na frente do Mc Donald's e depois colocam no flog dizendo que foi "perfeitinho" e que "bjaram muito e causaram". Ah, e o assunto é o de sempre: quem beija quem, as "vacas" da escola, os "gatinhos"...ah, os gatinhos. De calça jeans da moda e boné Von Dutch - ou gel no cabelo - só olhando para as menininhas de saia e bota khelf. Com aquelas mesmas notas ridiculas, dizendo q "siimmm, a gente somus muitu vagabundos e bebemos muito". Como se nunca tivessem sido amamentados.
Olhando para aquilo tudo...eu pensei: "meu, como eu posso ser tao diferente dessa gente?" Como eu posso saltitar com um livro, enquanto eles passam em qualquer Saraiva da vida e vão direto no novo CD da "Malhação"? Aquilo tudo me deixou quase inconformada. Simplesmente porque não entra na minha cabeça garotas de 10,11,12 anos que já se orgulham em detestar estudar, não fazem a menor questao de ler, de se informar sobre o cruel mundo que as espera. Eu penso: "o que essas garotas esperam da vida delas?" O que será, meu? Elas detestam estudar, detestam fazer educação fisica, e vão para a "domingueira" e beijam, beijam, beijam. Não que beijar seja ruim, mas eu acredito que exista um tempo para todo mundo fazer tudo. O que falta pra essa galera é a descoberta de que existe um mundo muito maior e mais cruel (nao necessariamente mais cruel, para muita gente, e pra mim também, um mundo cheinho de oportunidades de sucesso) do que o mundinho cor de rosa e cheio de roupas da moda, maquiagem, fotos pra pôr no flog, e que exige muito mais responsabilidade do que ver quem fuçou o seu perfil no orkut. Adoro orkut, adoro baladas, adoro rir com as minhas amigas, adoro fazer novas amizades, mas também dedico suadas horas a ler, a estudar, e tirar boas notas, e assim como eu, existem tambem muitas e muitas pessoas q fazem igual. Nem eu, nem nenhuma dessas pessoas q estudam morreram, os dedos delas nao cairam e elas tambem se divertem. Se ainda não fui clara, o que eu quis dizer é que o futuro do Brasil, do meu Brasil que eu amo tanto, está nas mãos dessas menininhas de bota khelf e dos menininhos de Von Dutch. Educação é a fórmula do sucesso. A chave de todo o conhecimento - o maravilhoso conhecimento, que faz os países andarem para frente e melhorarem a vida do seu povo - está se perdendo. Na maquiagem, nas notas baixas, no Mc Donald's.

Tomara que seja só uma fase.





ps: botas khelf e bonés von dutch foram exemplos que eu usei porque estavam/ estão na moda. Nada contra, nada a favor.

Muitos, muuuitos pensamentos absurdos nesse sábado cinzento.

M.C.F.

1 comentários:

C disse...

Eu não sei bem quem é você. Eu sei que você é amiga da minha Juh. E eu sei que isso é lindo. E que fala tudo o que tento dizer o tempo todo.

"Bondade sua me explicar com tanta determinação exatamente o que eu sinto, como penso e como sou."