entre horóscopo e malabaristas, um dragão da economia.

O Hunt do CSI Vegas é realmente muito lindo.





Enfim. Boa noite, absurdados no ócio.



Vi a propaganda do Globo Repórter hoje. Falando sobre a China. E entre calendário chines e malabaristas, minha mãe disse "pois é...a China tá vindo com tudo messsmo....Logo eles vão pegar no pé dos Estados Unidos". Aih eu pensei que realmente a China é uma bela de uma pedra no sapato dos Estados Unidos, visto que sua economia vem crescendo vertiginosamente, o país cresce numa média de 8% ao ano (mais ou menos isso, nao tenho certeza, tá?), com mão de obra barata (tudo bem q desde 2004 a mdo vem se qualificando cada vez mais e vem se esgotando, principalmente nas industrias texteis mas...)...enfim.





Aí comecei a pensar (e assim como todas as outras teorias malucas, essa tambem pode estar errada). Meu, os caras trabalham muitas muitas horas por dia. Tipo umas 12, sabe?! Ninguém aguenta tanto trabalho pesado assim. É como se a China estivesse trocando o bem-estar de seus habitantes a favor de uma economia que supere a norte-americana. Os EUA foram crescendo com as guerras, e se desenvolvendo "devagar e sempre". Já a China está tipo, se atropelando toda, crescendo muito mas "eskecendo-se" de fatores importantíssimos pra um país que realmente se desenvolva e não se torne um caos muito rico.


Por exemplo: a China pode ser um país que invista maciçamente na educação, 27 bilhoes só na zona rural, mas nem uma mdo altamente qualificada vai pagar pelo bem estar do trabalhador. Ele pode ser muito bom, e aí seu destino vai ser ir pra outras empresas maiores e, possivelmente, norte-americanas (a nao ser q os chineses se unam e nunca migrem pra empresas que paguem o DOBRO do pagamento, ou algo parecido), porque, querendo ou não, o domínio ainda é norte-americano.


Além do mais, a China é um país super ultra mega populoso, sabem!? E é fato que quanto maior a população, há uma queda inevitável na qualidade de vida. E isso, somado a grande quantidade de trabalho e a sede do país em se desenvolver, enfiando tecnologia à sua população goela abaixo....


O que eu quero dizer é que a China pode e vai se tornar uma super mega potencia. Claro que vai. Bastante gente + bastante trabalho = bastante desenvolvimento. Mas...por quanto tempo? Por quanto tempo a geração de hoje, que aceita trabalhar muito e não ganhar tão bem assim aguenta o tranco? Será q as proximas gerações aceitarão o fato de terem q trabalhar muito duro e não ter nada em troca alem de uma qualidade de vida desgastada, a fim de manter-se em "primeiro lugar", e quem sabe até desenvolver-se mais!? Além do mais, os Estados Unidos não vão estagnar seu desenvolvimento, e quem sabe, até "acelerá-lo" um pouco, tentando (em vão ou não) não perder a hegemonia economica que hoje sustenta? E será que a China vai ser capaz de criar um vínculo com outros paises mais pobres tão fortemente dependentes dela, como somos nós e quase o resto do mundo com o tio sam? Seremos nós, pobretões, capazes de tal mudança tão rapido, como "exige" a China?




Tomara, tomara MESMO, é que o Bush - ou algum amiguinho dele - não tenha CERTEZA que há armas de destruição em massa (que, alias eh um assunto que merece um post só pra ele) e resolva atacar a China e matar 22% da população mundial...just in case.

Boa noite ;)

0 comentários: